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Pães e perda de peso: Uma combinação que pode dar certo!

Sexta-feira | 20.06.2014 | à 14:07


Uma das medidas mais comuns de quem deseja emagrecer é cortar os carboidratos da dieta. No entanto, essa estratégia pode causar sérios danos à saúde, como a perda de concentração, de produtividade, tremores e irritação, além da perda da massa muscular, uma vez que as proteínas passam a ser utilizadas como fonte de energia.
Uma dica para quem busca fazer as pazes com a balança é dar preferencia ao consumo de carboidratos complexos, ou seja, aqueles ricos em fibras, como os pães integrais. Esses alimentos são aliados da perda de peso, pois são ricos em fibras alimentares, um nutriente que reduz o tempo de digestão dos alimentos, favorecendo o aumento da saciedade e, consequentemente, o controle do apetite.

Além das fibras, as versões integrais também fornecem mais vitaminas e minerais que auxiliarão no bom funcionamento do organismo. Assim, incluindo pães integrais na dieta, você não apenas favorece o funcionamento do intestino, como garante energia para as atividades do dia. Os pães são também são opções versáteis, que combinam com diversos recheios saborosos e nutritivos. Também é importante lembrar que os carboidratos podem e devem ser ingeridos a noite, pois vão ajudar a repor a energia gasta durante o dia, garantindo uma boa noite de sono.

Outra dica importante é não pular refeições, como o café da manhã e os lanches intermediários. Isso porque a omissão do café da manhã faz com que o organismo reduza o metabolismo, devido ao longo período que passou em jejum, desde a última refeição (jantar), gastando menos energia, além de favorecer a escolha de alimentos mais calóricos e gordurosos por não saber quando será a próxima refeição. Já a adição de lanches intermediários ao longo do dia, evita que ocorram grandes flutuações no teor de açúcar do sangue, favorecendo o controle da fome e impedindo o consumo excessivo de alimentos nas refeições seguintes.

Pullman tem uma linha com 8 opções diferentes de pães integrais, incluindo a linha Fit, que além de serem fontes de fibras, os pães não possuem adição de açúcares, o que favorece ainda mais a perda de peso.



Referências
Affenito SG. Breakfast: A Missed Opportunity. Journal of the American Dietetic Association, 2007; 107(4):565-569.
Hur IY, Reicks M. Relationship between whole-grain intake, chronic disease risk indicators, and weight status among adolescents in the National Health and Nutrition Examination Survey, 1999-2004. J Acad Nutr Diet, 2012; 112(1):46-55.
Moreno LA, Rodríguez G. Dietary risk factors for development of childhood obesity. Curr Opin Clin Nutr Metab Care, 2007; 10:336–341.
Rodrigues AM, Suplicy HL, Radominski RB. Controle Neuroendócrino do Peso Corporal: Implicações na Gênese da Obesidade. Arq Bras Endocrinol Metab, 2003; 47(4):398-409.
Rossi L, Tirapegui J. Implicações do sistema serotoninérgico no exercício físico. Arq Bras Endocrinol Metab, 2004; 48(2):227-233.  


Pães e perda de peso: Uma combinação que pode dar certo!

Uma das medidas mais comuns de quem deseja emagrecer é cortar os carboidratos da dieta. No entanto, essa estratégia pode causar sérios danos à saúde, como a perda de concentração, de produtividade, tremores e irritação, além da perda da massa muscular, uma vez que as proteínas passam a ser utilizadas como fonte de energia.
Uma dica para quem busca fazer as pazes com a balança é dar preferencia ao consumo de carboidratos complexos, ou seja, aqueles ricos em fibras, como os pães integrais. Esses alimentos são aliados da perda de peso, pois são ricos em fibras alimentares, um nutriente que reduz o tempo de digestão dos alimentos, favorecendo o aumento da saciedade e, consequentemente, o controle do apetite.

Além das fibras, as versões integrais também fornecem mais vitaminas e minerais que auxiliarão no bom funcionamento do organismo. Assim, incluindo pães integrais na dieta, você não apenas favorece o funcionamento do intestino, como garante energia para as atividades do dia. Os pães são também são opções versáteis, que combinam com diversos recheios saborosos e nutritivos. Também é importante lembrar que os carboidratos podem e devem ser ingeridos a noite, pois vão ajudar a repor a energia gasta durante o dia, garantindo uma boa noite de sono.

Outra dica importante é não pular refeições, como o café da manhã e os lanches intermediários. Isso porque a omissão do café da manhã faz com que o organismo reduza o metabolismo, devido ao longo período que passou em jejum, desde a última refeição (jantar), gastando menos energia, além de favorecer a escolha de alimentos mais calóricos e gordurosos por não saber quando será a próxima refeição. Já a adição de lanches intermediários ao longo do dia, evita que ocorram grandes flutuações no teor de açúcar do sangue, favorecendo o controle da fome e impedindo o consumo excessivo de alimentos nas refeições seguintes.

Pullman tem uma linha com 8 opções diferentes de pães integrais, incluindo a linha Fit, que além de serem fontes de fibras, os pães não possuem adição de açúcares, o que favorece ainda mais a perda de peso.



Referências
Affenito SG. Breakfast: A Missed Opportunity. Journal of the American Dietetic Association, 2007; 107(4):565-569.
Hur IY, Reicks M. Relationship between whole-grain intake, chronic disease risk indicators, and weight status among adolescents in the National Health and Nutrition Examination Survey, 1999-2004. J Acad Nutr Diet, 2012; 112(1):46-55.
Moreno LA, Rodríguez G. Dietary risk factors for development of childhood obesity. Curr Opin Clin Nutr Metab Care, 2007; 10:336–341.
Rodrigues AM, Suplicy HL, Radominski RB. Controle Neuroendócrino do Peso Corporal: Implicações na Gênese da Obesidade. Arq Bras Endocrinol Metab, 2003; 47(4):398-409.
Rossi L, Tirapegui J. Implicações do sistema serotoninérgico no exercício físico. Arq Bras Endocrinol Metab, 2004; 48(2):227-233.  


Sexta-feira | 20.06.2014 | à 14:07