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Grãos integrais: Nutrição muito além das fibras

Sexta-feira | 20.06.2014 | à 14:01


Os grãos integrais são aqueles que não passam pelo processo de refinamento, mantendo todos seus componentes intactos e preservando nutrientes importantes, como as fibras. Além dela, vitaminas, minerais, ácidos graxos essenciais (gorduras boas) também estão presentes em maior quantidade nos grãos integrais. Listamos para você os principais benefícios destes nutrientes para a saúde:


Vitaminas e Minerais
Os grãos integrais são fontes naturais de vitaminas e minerais, como:
- Vitamina E: importante antioxidante que auxilia no combate aos radicais livres produzidos no organismo, protegendo as células contra a oxidação, além de fortalecer o sistema imunológico;
- Vitaminas do complexo B: melhoram o aproveitamento de energia pelas células, além de serem essenciais para o bom funcionamento do cérebro;
- Zinco: é componente de inúmeras enzimas, incluindo as do sistema nervoso central, atuando na divisão celular, na expressão gênica, na função imune, na defesa antioxidante, no crescimento e no desenvolvimento;
- Magnésio: fundamental para o crescimento e desenvolvimento e atua como cofator de enzimas que participam do metabolismo de carboidratos, proteínas, gorduras e algumas vitaminas, auxiliando na produção de energia;
- Selênio: possui ação antioxidante, auxiliando no combate aos radicais livres produzidos no organismo, sendo um aliado contra o envelhecimento precoce.


Ácidos Graxos Essenciais
Os grãos integrais apresentam ótimas quantidades de gorduras boas, como os ácidos graxos mono e poli-insaturados, que ajudam na manutenção de níveis de triglicerídeos e colesterol normais, protegendo a saúde do coração.


Fibras Alimentares
Os grãos integrais são importantes fontes de fibras alimentares, que auxiliam no bom funcionamento do intestino, pois ajudam na formação do bolo fecal, além de favorecerem a manutenção do peso saudável, uma vez que aumentam o tempo de digestão dos alimentos, o que garante mais saciedade.


Referências
Simopoulos AP. The Importance of the Omega-6/Omega-3 Fatty Acid Ratio in Cardiovascular Disease and Other Chronic Diseases. Exp Biol Med, 2008; 233:674–688.
Gibson RS, Hess SY, Hotz CH, Brown KH. Indicators of zinc status at the population level: a review of the evidence. British Journal of Nutrition, 2008; 99(3):S14–S23.
Almeida IC, Cardoso MA. Magnésio, Sódio e Potássio. In: Cardoso MA e col. Nutrição Humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. p.237-257.
Batista ES, Costa AGV, Pinheiro-Sant’ana HM. Adição da vitamina E aos alimentos: implicações para os alimentos e para a saúde humana. Rev Nutr, 2007; 20(5):525-535.
Catalani LA, Kang SEM, Dias MCG, Maculevicius J. Fibras alimentares. Rev Bras Nutr Clin, 2003; 18(4):178-182.


Grãos integrais: Nutrição muito além das fibras

Os grãos integrais são aqueles que não passam pelo processo de refinamento, mantendo todos seus componentes intactos e preservando nutrientes importantes, como as fibras. Além dela, vitaminas, minerais, ácidos graxos essenciais (gorduras boas) também estão presentes em maior quantidade nos grãos integrais. Listamos para você os principais benefícios destes nutrientes para a saúde:


Vitaminas e Minerais
Os grãos integrais são fontes naturais de vitaminas e minerais, como:
- Vitamina E: importante antioxidante que auxilia no combate aos radicais livres produzidos no organismo, protegendo as células contra a oxidação, além de fortalecer o sistema imunológico;
- Vitaminas do complexo B: melhoram o aproveitamento de energia pelas células, além de serem essenciais para o bom funcionamento do cérebro;
- Zinco: é componente de inúmeras enzimas, incluindo as do sistema nervoso central, atuando na divisão celular, na expressão gênica, na função imune, na defesa antioxidante, no crescimento e no desenvolvimento;
- Magnésio: fundamental para o crescimento e desenvolvimento e atua como cofator de enzimas que participam do metabolismo de carboidratos, proteínas, gorduras e algumas vitaminas, auxiliando na produção de energia;
- Selênio: possui ação antioxidante, auxiliando no combate aos radicais livres produzidos no organismo, sendo um aliado contra o envelhecimento precoce.


Ácidos Graxos Essenciais
Os grãos integrais apresentam ótimas quantidades de gorduras boas, como os ácidos graxos mono e poli-insaturados, que ajudam na manutenção de níveis de triglicerídeos e colesterol normais, protegendo a saúde do coração.


Fibras Alimentares
Os grãos integrais são importantes fontes de fibras alimentares, que auxiliam no bom funcionamento do intestino, pois ajudam na formação do bolo fecal, além de favorecerem a manutenção do peso saudável, uma vez que aumentam o tempo de digestão dos alimentos, o que garante mais saciedade.


Referências
Simopoulos AP. The Importance of the Omega-6/Omega-3 Fatty Acid Ratio in Cardiovascular Disease and Other Chronic Diseases. Exp Biol Med, 2008; 233:674–688.
Gibson RS, Hess SY, Hotz CH, Brown KH. Indicators of zinc status at the population level: a review of the evidence. British Journal of Nutrition, 2008; 99(3):S14–S23.
Almeida IC, Cardoso MA. Magnésio, Sódio e Potássio. In: Cardoso MA e col. Nutrição Humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. p.237-257.
Batista ES, Costa AGV, Pinheiro-Sant’ana HM. Adição da vitamina E aos alimentos: implicações para os alimentos e para a saúde humana. Rev Nutr, 2007; 20(5):525-535.
Catalani LA, Kang SEM, Dias MCG, Maculevicius J. Fibras alimentares. Rev Bras Nutr Clin, 2003; 18(4):178-182.


Sexta-feira | 20.06.2014 | à 14:01